Desafio de Impacto Sustentável

Proteção Ambiental

A proteção ambiental é um tema crucial nos dias de hoje. Queremos trabalhar em conjunto com startups e scaleups que tenham a ambição comum em combater as alterações climáticas, produzindo e fornecendo energia sustentável para todos, e ao mesmo tempo encorajando novos padrões por toda a indústria. Por esta razão, estamos à procura de soluções inovadoras relacionadas com a biodiversidade e protecção da natureza, gestão de desastres naturais e economia circular/gestão de resíduos.

Categorias de soluções

Biodiversidade & Proteção da Natureza

Produtos inovadores e serviços para plantação, proteção e supervisão das florestas, para apoiar a agricultura regenerativa, assim como gestão de pragas.

Gestão de Desastres Naturais

Soluções para a gestão e previsão precoce de catástrofes e para a gestão de desastres naturais, tais como incêndios florestais, cheias e secas.

Economia Circular & Gestão de Resíduos

Serviços inovadores e produtos para identificar, separar, reciclar ou reutilizar os resíduos de consumo (i.e. plástico, resíduos eletrónicos) e mesmo os resíduos humanos em lares e comunidades em áreas pouco industrializadas.

Projetos de destaque

Ecofining™: transformar resíduos orgânicos em biocombustível

Em colaboração com a Honeywell-UOP, Eni desenvolveu e patenteou a tecnologia EcofiningTM no qual processa vários tipos de biomassa, e não apenas óleos vegetais tais como palma ou soja, para produzir um biocombustível de alta qualidade que não contém componentes oxigenados e tem um elevado número de cetano, proporcionando um melhor desempenho. A implementação do processo a nível industrial permitiu à Eni converter duas refinarias convencionais em biorrefinarias, uma em Veneza – a primeira deste tipo no mundo – e outra em Gela, ajudando a reanimar o sector.

Energia limpa com menor impacto ambiental

Em Novembro de 2018, em conjunto com a Sonatrach através do Groupement Sonatrach-Agip (GSA), a Eni deu o primeiro passo na introdução da tecnologia fotovoltaica na Argélia, ao construir uma central solar no Bloco 403 do local de produção do BRN. O projecto é a prova de que as energias renováveis podem apoiar eficientemente as actividades a montante e, ao mesmo tempo, contribuir para a protecção do planeta. O projeto faz parte integral da estratégia da Eni para transformar o impacto energético das nossas atividades, substituindo combustíveis fósseis por fontes de energia renováveis.

Gestão de resíduos na comunidade de Samboja, Indonésia

Em 2018, Eni lançou uma iniciativa para ajudar a reduzir os resíduos, partilhando uma série de boas práticas com as famílias da comunidade de Samboja (com mais de 69.900 habitantes – terceira maior população da região). Eni apoiou o governo local no âmbito de um projecto piloto denominado: “Clean, Green and Healthy Samboja” – “Samboja limpa, verde e saudável” – criando um novo ciclo de gestão de resíduos, impulsionado pela competição organizada entre aldeias locais. O sucesso do projecto piloto levou, consequentemente, ao envolvimento de outras aldeias. Durante o projecto, Eni educou a comunidade local para seguir um estilo de vida mais limpo e saudável e ajudaram a reduzir o desperdício e a aumentar a reciclagem, ao mesmo tempo encorajando que as pessoas utilizassem terras secas, abandonadas ou pouco férteis para cultivar fruta, vegetais e plantas para seu próprio consumo.

O QUE TEMOS A OFERECER
  • Acesso à experiência, conhecimentos e aptidões da Eni para desenvolver a sua startup ou scale-up.
  • Lançamento numa nova localização geográfica – se for uma startup internacional, OU a oportunidade de expandir o seu negócio mais rapidamente e mais longe dentro da sua região – se for uma startup local.
  • Conexão com a Eni e seus parceiros, assim como a oportunidade de desenvolver potenciais colaborações fora deste desafio.

QUAIS SÃO OS REQUISITOS?

Soluções locais

  • Ter uma equipa consolidada
  • Soluções totalmente operacionais
  • Experiência prévia em projetos piloto
  • Forte interesse em trabalhar com a Eni

Soluções internacionais

  • Empresas com uma equipa ambiciosa e em crescimento
  • Fase de financiamento “pós-seed”
  • Possivelmente ter realizado projetos piloto bem sucedidos com outros agentes globais
  • Forte interesse em trabalhar com a Eni