Desafio de Impacto Sustentável
Gestão de Água
A água é um recurso fundamental para a nossa sobrevivência e do planeta torna, sendo crucial que a salvaguardamos como recurso. Entre outros, estamos fortemente dedicados ao Objectivo #6 dos ODS: Água Potável e Saneamento. Sendo assim, estamos à procura de startups que desenvolvam soluções e tecnologias inovadoras no âmbito da gestão da água, tais como o seu tratamento, uso, resiliência e saneamento.
Categorias de soluções
Tratamento da água
Soluções e tecnologias focadas na análise e avaliação da qualidade da água, e no tratamento e purificação da água para as famílias e respectivas comunidades.
Uso da água
Serviços e soluções inovadoras, dando acesso a água potável, controlo e supervisão , assim como a sua acessibilidade e estado. Exemplos de soluções são: equipamentos e tecnologia para a supervisão de poços, sistemas de água autónomos, pela energia solar, para uso doméstico e de irrigação, assim como o controlo de irrigação.
Resiliência da água
Soluções para reduzir o risco da água a factores externos, tais como a gestão de bacias hidrográficas, recarga artificial de águas subterrâneas, geradores de água atmosférica (AWG), e soluções analíticas para a supervisão e qualidade da água.
Saneamento
Produtos inovadores e serviços para melhorar o saneamento de lares e comunidades, em áreas rurais. Procuramos soluções para o tratamento e reutilização de águas residuais, e soluções que estimulem e melhorem as condições de higiene.
Projetos de destaque
Acesso a recursos hídricos na Nigéria
Eni desenvolveu uma iniciativa com a FAO, para promover o acesso a água potável no país através da construção de poços alimentados por sistemas fotovoltaicos na Nigéria. Foram construídos 6 poços em 2020, para além dos perfurados em 2018 e 2019, num total de 22 poços para uso doméstico e irrigação de campos, alcançando 67.000 beneficiários. Através deste projecto nacional, estamos a ajudar a assegurar o acesso a água potável e saneamento sustentável (Objetivo 6), a erradicar a pobreza (Objetivo 1) e fome (Objetivo 2). Além disso, estamos comprometidos em promover todos os esforços para combater as alterações climáticas (Objetivo 13) e para reforçar e renovar parcerias globais para um desenvolvimento sustentável (Objetivo 17).
Eni Congo fornece três poços de água potável às aldeias de Tchitondi, Dionga e Bondi no distrito de Hinda, Departamento de Kouilou
Eni Congo providenciou 30 poços de água potável às aldeias Tchitondi, Dionga, e Bondi, beneficiando uma população de cerca de 20.000 habitantes. Os três poços são alimentados por energia fotovoltaica; o depósito dos tanques varia entre 10 a 12 m3, com bombas de 1250W, 1980W, e 3500W, respectivamente. Para assegurar uma boa gestão técnica, a Eni Congo criou e formou conselhos de gestão para controlar o acesso aos poços de acordo com os horários estabelecidos e para assegurar a manutenção técnica e normas de higiene, com o foco nas medidas de segurança contra o Covid-19. Os conselhos de gestão promovem a sustentabilidade do empreendimento, uma vez que facilitam o envolvimento das comunidades locais.
Gestão sustentável de recursos hídricos no Quénia
Entre 2015 e 2018, a Eni geriu um programa para promover o acesso à água potável no país e ajudou na construção de uma central de dessalinização alimentada por energia solar, no distrito de Lamu, para satisfazer as necessidades das comunidades locais. Ao conceber uma unidade de osmose inversa alimentada inteiramente por energia solar, fomos capazes de produzir cerca de 20.000 litros de água por dia. Este projecto beneficiou directamente 2000 habitantes da comunidade Siyu, mas num período de seca, a unidade ajuda mais de 6.500 pessoas todos os dias.
O QUE TEMOS A OFERECER
- Acesso à experiência, conhecimentos e aptidões da Eni para desenvolver a sua startup ou scale-up.
- Lançamento numa nova localização geográfica – se for uma startup internacional, OU a oportunidade de expandir o seu negócio mais rapidamente e mais longe dentro da sua região – se for uma startup local.
- Conexão com a Eni e seus parceiros, assim como a oportunidade de desenvolver potenciais colaborações fora deste desafio.
QUAIS SÃO OS REQUISITOS?
Soluções locais
- Ter uma equipa consolidada
- Soluções totalmente operacionais
- Experiência prévia em projetos piloto
- Forte interesse em trabalhar com a Eni
Soluções internacionais
- Empresas com uma equipa ambiciosa e em crescimento
- Fase de financiamento “pós-seed”
- Possivelmente ter realizado projetos piloto bem sucedidos com outros agentes globais
- Forte interesse em trabalhar com a Eni