Desafio de Impacto Sustentável

ENERGIA AUTÓNOMA (OFF-GRID)

Nos dias de hoje, o principal desafio no sector de energia é proporcionar acesso a uma energia eficiente e sustentável, e que esteja universalmente disponível numa população global em crescimento, ao mesmo tempo que se combate as alterações climáticas. Esta iniciativa irá determinar novas normas de consumo e padrões sobre a forma como a energia é produzida. Estamos à procura de soluções que vão desde o armazenamento e gestão de baterias até métodos de pagamento inovadores, para as zonas rurais de Angola.

Categorias de soluções

ACESSO A ELECTRICIDADE E COMBUSTÍVEL LIMPO

Soluções de produção de energia autónoma e de aquecimento, providenciando energia para satisfazer as necessidades das famílias e comunidades nas zonas de baixa industrialização de Angola.

ARMAZENAMENTO E GESTÃO DE BATERIAS

Soluções de armazenamento de energia e calor, e soluções de gestão de baterias para os lares e comunidades carenciadas de Angola.

MÉTODOS INOVADORES DE PAGAMENTO

Modelos tarifários para serviços de eletricidade, tais como o “pay-as-you-go”, soluções “pay-per-use”, e mais.

Projetos de destaque

Adam: projeto fotovoltaico na Tunisia

Eni iniciou o projecto fotovoltaico Adam no governo de Tataouine, no sul do país, em Dezembro de 2019. A energia gerada por esta central de 5 MWp é utilizada nas proximidades do campo petrolífero Adam: reduzindo a utilização de gás, poupando ao equivalente a 6.500 toneladas de CO₂ por ano, resultando numa capacidade máxima de 5 MWp, armazenamento de baterias de 2,2/1,5MWp/MWh e 6.500 toneladas/ano CO₂ economizados. O Projecto Fotovoltaico Tataouine, também no sul da Tunísia, encontra-se em fase inicial e fornecerá energia à rede local. Através de um acordo com a empresa nacional, Societé Tunisienne de l’Electricite et du Gaz, a central terá uma capacidade máxima instalada de 10 MWp e fornecerá à rede nacional mais de 20 GWh de energia por ano (STEG), reduzindo 260,000 toneladas de emissões de CO₂ para a atmosfera, num período de 25 anos.

Eni e SONATRACH assinam uma série de acordos nos sectores a montante, investigação e desenvolvimento (I&D) e descarbonização

Eni e Sonatrach, empresa do sector público de petróleo e gás da Argélia, iniciaram um projecto solar em Bir Rebaa North, em Julho de 2019. (BRN). Esta central de energia de 10 MWp, fornece “energia verde” ao centro de tratamento de petróleo do BRN, substituindo cerca de 15% da energia usada anteriormente. Com uma central de 10 MWp de capacidade máxima, 20 Wh/ano de energia é fornecida à rede nacional e 260.000 toneladas CO₂ serão poupadas da atmosfera, ao longo de 25 anos.

OPV: células fotovoltaicas organicas que podem ser impressas em filme

Eni Energias Renováveis e o centro de I&D Ambiental da Eni, juntamente com o Centro de Investigação Técnica da Finlândia, o Massachusetts Institute of Technology (MIT), o National Research Council (CNR) e várias universidades Italianas, desenvolveram um sistema que gera eletricidade a partir do sol, utilizando películas de filme ultra-finas, e polímeros leves, fortes e flexíveis. Tem a vantagem de poder utilizar uma película de plástico muito fina que é impressa como papel de jornal, e é muito mais leve do que a atual tecnologia de silício, além de que podem ser construídos painéis mais flexíveis, no qual podem ser integrados em diferentes sistemas e situações a um custo reduzido.

O QUE TEMOS A OFERECER
  • Acesso à experiência, conhecimentos e aptidões da Eni para desenvolver a sua startup ou scale-up.
  • Lançamento numa nova localização geográfica – se for uma startup internacional, OU a oportunidade de expandir o seu negócio mais rapidamente e mais longe dentro da sua região – se for uma startup local.
  • Conexão com a Eni e seus parceiros, assim como a oportunidade de desenvolver potenciais colaborações fora deste desafio.

QUAIS SÃO OS REQUISITOS?

Soluções locais

  • Ter uma equipa consolidada
  • Soluções totalmente operacionais
  • Experiência prévia em projetos piloto
  • Forte interesse em trabalhar com a Eni

Soluções internacionais

  • Empresas com uma equipa ambiciosa e em crescimento
  • Fase de financiamento “pós-seed”
  • Possivelmente ter realizado projetos piloto bem sucedidos com outros agentes globais
  • Forte interesse em trabalhar com a Eni